I made this widget at MyFlashFetish.com.

domingo, 28 de agosto de 2011

2º GRANDE CAVALGADA




Têm  a honra e o prazer de convidar os cavaleiros, amazonas  e simpatizantes  para participar da 2º grande cavalgada no dia 07 de setembro,a concentracao sera na praca do piqui a patir da 07:00hs da manha, comemorando  A Independência do Brasil,
AVASMA
 
 


quinta-feira, 12 de maio de 2011

Vaqueiro Nordestino ganha um dia em sua homenagem



Vaqueiro Nordestino ganha um dia em sua homenagem
o Dia do Vaqueiro Nordestino, deve ser comemorado, anualmente, no terceiro domingo do mês de julho.
LEGISLAÇÃO FEDERAL
Poder Legislativo - Lei nº 11.928/2009

LEI Nº 11.928, DE 17 DE ABRIL DE 2009

O Vice Presidente da República, José Alencar Gomes da Silva, no exercício do cargo de Presidente da República, instituiu o Dia do Vaqueiro Nordestino, a ser comemorado, anualmente, no terceiro domingo do mês de julho.
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
            Art. 1º Fica instituído, no calendário das efemérides nacionais, o Dia do Vaqueiro Nordestino, a ser comemorado, anualmente, no terceiro domingo do mês de julho.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 17 de abril de 2009; 188º da Independência e 121º da República.

JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA
João Luiz Silva Ferreira


 HOMENAGEM VAQUEIRO NORDESTINO

No Nordeste o Vaqueiro trabalha com o boi, vive em função do boi, veste roupa feita com o couro do boi. A veste do vaqueiro, é de couro, resiste aos espinhos da caatinga, é a sua couraça, a sua armadura. O couro, em geral, é curtido por processos primitivos, ficando com uma cor de ferrugem, flexível, macio. Tiram, geralmente, todos os pêlos. O gibão é o paletó de couro de vaqueta. Enfeitado com pespontos. Fechado com cordões de couro. O para-peito, como o nome indica, protege o peito. Uma alça que passa pelo pescoço o segura. A perneira é uma perna de calça que cobre o pé até a virilha, as perneiras ficam presas na cintura, são duas pernas de calças soltas, deixando o corpo livre para cavalgar. As luvas cobrem as costas das mãos e deixam os dedos livres. Nos pés as alpergatas simples ou complicadas como as dos cangaceiros. Às vezes usam botinas um sapatão fechado. E na cabeça o chapéu, que protege o vaqueiro do sol e dos golpes na sua copa às vezes bebem água ou comem. Falar dessa cultura é maravilhoso, eu quando criança seguia os vaqueiros a pé só para ver a corrida a traz do boi no meio do mato, pura emoção, quanta saudade! Muitos artistas falam sobre o vaqueiro Nordestino: Fagner, dominguinho e até os repentistas mas ninguém falou e cantou tão bem como o saudoso Luiz Gonzaga, ele contou a morte do vaqueiro, boiadeiro e tantas outras canções falando dessa figura que faz parte da cultura Nordestina (o vaqueiro) :

Vai boiadeiro que a noite já vem Guarda o teu gado e vai pra junto do teu bem, de manhazinha quando eu sigo pela estradaMinha boiada pra invernada eu vou levar, são dez cabeça é muito pouco é quase nada mas não tem outras mais bonitas no lugarVai boiadeiro que o dia já vemLevo o teu gado e vai pensando no teu bemDe tardezinha quando eu venho pela estradaA fiarada ta todinha a me esperarSão dez fiinho é muito pouco é quase nada mas não tem outros mais bonitos no lugar, vai boiadeiro que a tarde já vem, leva o teu gado e vai pensando no teu bem, e quando eu chego na cancela da moradaMinha Rosinha vem correndo me abraçar, é pequenina é miudinha é quase nada mas não tem outra mais bonita no lugarVai boiadeiro que a noite já vemGuarda o teu gado e vai pra junto do teu bem

29 de Agosto Dia Nacional do Vaqueiro



Institui o Dia Nacional do Vaqueiro

            Art. 1º - Fica instituído o Dia Nacional do Vaqueiro, a ser comemoradono dia 29 de agosto, anualment.
            Art. 2º - O Poder Executivo regulamentará as comemorações desse Diaem todo o território nacional.
            Art. 3º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação
A data será comemorada em 29 de agosto, data em que, em 1944, foi realizada a primeira passeata de vaqueiros do Brasil, na cidade de União, no Piauí.
Lei 11.797/08, de autoria do deputado federal Nazareno Fonteles (PT-PI), que cria o Dia Nacional do Vaqueiro.
A lei proposta por Nazareno foi aprovada pela Câmara e pelo Senado e assinada, sem vetos, pelo presidente Lula. Na opinião de Nazareno, o vaqueiro é uma figura representativa da cultura brasileira, tendo em vista as profundas raízes desse trabalhador para a expansão brasileira rumo aos sertões. "Além da atividade de pastoreio, a esse personagem estão vinculadas a arte do couro, as habilidades eqüestres e também a música", assinala o parlamentar.
Em parecer conclusivo, a Comissão de Educação do Senado elogiou a iniciativa do deputado, lembrando que o Congresso Nacional já aprovou celebrações as mais diversas, "mas faltava, ainda, uma que contemplasse esse verdadeiro herói dos sertões".

 
JUSTIFICAÇÃO

A razão da apresentação desta proposição não é outra senão homenagear o vaqueiro, figura representativa da cultura brasileira. Formado pela fusão de diversas raças, tem no gado, no cavalo e na música seus grandes companheiros,  razões que o tornam um legítimo representante da cultura popular brasileira. Aclamado por Euclides da Cunha, no clássico Os Sertões, o vaqueiro é, na sua forma forte de encarar as mazelas do sertão, os longos períodos de seca que culminam com as intensas movimentações de gado pelas regiões mais inóspitas da caatinga e do cerrado nordestino, a representação de um povo lutador, que vive pela  superação das dificuldades que o clima e o solo oferecem. Aclamado pelos sertanejos, portanto, símbolo da garra, destemor, força e fé, de um povo, que tem nos seus aboios, a voz das alegrias e dores da lida com o gado e as preces de quem vive no campo. Sua veste, símbolo do artesanato  brasileiro, composta do terno, do chapéu e das sandálias feita do couro do veado capoeiro, é o retrato do homem do sertão, que enfrenta matas espinhosas à procura do gado perdido, muitas vezes única fonte de alimento do povo da região, que vive na terra castigada pela seca. Questões históricas justificam a escolha desta data para comemorar o Dia Nacional do Vaqueiro. No estado do Piauí, no dia 29 de agosto de 1944, foi organizada a primeira passeata de vaqueiros do Brasil, que já acontece há mais de 50 anos na cidade de União, município distante 59 km da capital Teresina. È a maior festa de vaqueiros do Brasil, contando com a participação, sempre crescente de cerca de mil vaqueiros. O Coral do Vaqueiro, organizado pelos vaqueiros de União no ano de 1987, também revela um pouco da história deste grupo e do Brasil. Contando com 40 (quarenta) componentes, entre vozes masculinas e sanfoneiros, tem sido homenageado em diversas oportunidades como sendo legítimo representante do folclore nordestino e piauiense. Também na cidade de União, cidade natal do Patrono dos Vaqueiros do Brasil, o Vaqueiro José Serafim, no ano de 1984, foi fundada a primeira Associação de Vaqueiros do Brasil,  representando um marco na luta dos vaqueiros por justas condições para o trabalhador pecuário, titular, como todos os brasileiros, dos direitos trabalhistas assegurados pelas normas pátrias.

terça-feira, 3 de maio de 2011

IV Vaquejada do Parque Macedão

A realização da IV vaquejada do Parque Macedão acontecerá nos dias 03, 04 e 05 de Junho de 2011 com a expectativa de um público de mais de 100 mil pessoas, entrega de prêmios de 150 mil reais, onde disputarão vaqueiros de todo Brasil com a venda de mais de 1000 senhas de competição. Dessa forma o Parque Macedão transforma sua vaquejada em um evento de muita emoção, diversão e adrenalina que reúne público de todas as regiões para prestigiarem este evento que faz história a cada ano.
Além dos show com grandes bandas e a entrega de 150 mil reais em prêmios, no ano 2011 o parque terá muitas novidades.
  primeira delas é a tão esperada vaquejada Feminina que receberá competidoras de todo o Brasil e a vencedora será premiada com uma HONDA POP 100.
Uma outra novidade e escolha da "Garota Macedão 2011" onde mais de 20 municípios estarão sendo representados e a vencedora também receberá uma HONDA POP 100.

domingo, 10 de abril de 2011

A MAIOR CAVALGADA DE SÃO MATEUS - MA



A maior cavalgada  da historia de SÃO MATEUS -MA.  onde  passaram  pelas principais ruas da cidade. Onde participaram,  vaqueiros, amazonas, cavaleiros de  toda região e  lideranças politicas e empresarios da cidade. Aonde si  fizeram  presente  varias pessoas
 

ORAÇÃO DO CAVALO DE VAQUEJADA


Meu senhor e meu dono a festa vai começar.
Agora somos três: eu o boi e meu dono.
Não me maltrate que o levarei sobre minhas patas velozes.
Não puxe o freio com força porque conheço o caminho tantas vezes percorrido.
Não reclame da poeira que levantamos.
Pois o mesmo ar que respira o boi e o cavalo também respira o homem.
Seja valente e digno para vencermos porque somos dois contra um.
Mas seja forte e humilde se perdermos porque somos dois contra um.
Se cair que seja longe de minhas patas perigosas.
Pois não posso pisar o meu dono o meu senhor.
E quando esta festa acabar abraça-me com carinho.
Dá-me de comer e beber.
Suba no pódio e receba o troféu que é meu e seu.
Mas volte a esta pista de areia vaqueiro.
Volte e peça perdão ao boi derrotado.
A este mesmo boi que um dia com seu hálito quente.
Aqueceu o berço pobre do menino Deus.


terça-feira, 5 de abril de 2011

Caminhão cai da ponte do o rio Peritoró.

 Caminhão Boiadeiro despencou da ponte do rio Peritoró no povoado poço Dantas, quando o mesmo estava atravessando, carregado de boi, sendo que 4 boi morreram afogado,o acidente aconteceu na manhã desta sexta feira 01/04

domingo, 3 de abril de 2011

A origem da Vaquejada

 Na década de 40, a vaquejada era conhecida por corrida de mourão e tornou-se muito popular na região Nordeste, antes, os vaqueiros mostravam como faziam na lida do gado, vestiam seus gibões - roupa de couro que protege o vaqueiro da vegetação seca - e tentavam derrubar o animal em movimento.
      O chão seco e a caatinga foram substituídos por grandes parques de vaquejadas, espalhados por toda a região. Hoje, existem clubes associações, calendários e patrocinadores, para que esse esporte se torne cada vez mais popular.