I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Vaqueiro Nordestino ganha um dia em sua homenagem



Vaqueiro Nordestino ganha um dia em sua homenagem
o Dia do Vaqueiro Nordestino, deve ser comemorado, anualmente, no terceiro domingo do mês de julho.
LEGISLAÇÃO FEDERAL
Poder Legislativo - Lei nº 11.928/2009

LEI Nº 11.928, DE 17 DE ABRIL DE 2009

O Vice Presidente da República, José Alencar Gomes da Silva, no exercício do cargo de Presidente da República, instituiu o Dia do Vaqueiro Nordestino, a ser comemorado, anualmente, no terceiro domingo do mês de julho.
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
            Art. 1º Fica instituído, no calendário das efemérides nacionais, o Dia do Vaqueiro Nordestino, a ser comemorado, anualmente, no terceiro domingo do mês de julho.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 17 de abril de 2009; 188º da Independência e 121º da República.

JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA
João Luiz Silva Ferreira


 HOMENAGEM VAQUEIRO NORDESTINO

No Nordeste o Vaqueiro trabalha com o boi, vive em função do boi, veste roupa feita com o couro do boi. A veste do vaqueiro, é de couro, resiste aos espinhos da caatinga, é a sua couraça, a sua armadura. O couro, em geral, é curtido por processos primitivos, ficando com uma cor de ferrugem, flexível, macio. Tiram, geralmente, todos os pêlos. O gibão é o paletó de couro de vaqueta. Enfeitado com pespontos. Fechado com cordões de couro. O para-peito, como o nome indica, protege o peito. Uma alça que passa pelo pescoço o segura. A perneira é uma perna de calça que cobre o pé até a virilha, as perneiras ficam presas na cintura, são duas pernas de calças soltas, deixando o corpo livre para cavalgar. As luvas cobrem as costas das mãos e deixam os dedos livres. Nos pés as alpergatas simples ou complicadas como as dos cangaceiros. Às vezes usam botinas um sapatão fechado. E na cabeça o chapéu, que protege o vaqueiro do sol e dos golpes na sua copa às vezes bebem água ou comem. Falar dessa cultura é maravilhoso, eu quando criança seguia os vaqueiros a pé só para ver a corrida a traz do boi no meio do mato, pura emoção, quanta saudade! Muitos artistas falam sobre o vaqueiro Nordestino: Fagner, dominguinho e até os repentistas mas ninguém falou e cantou tão bem como o saudoso Luiz Gonzaga, ele contou a morte do vaqueiro, boiadeiro e tantas outras canções falando dessa figura que faz parte da cultura Nordestina (o vaqueiro) :

Vai boiadeiro que a noite já vem Guarda o teu gado e vai pra junto do teu bem, de manhazinha quando eu sigo pela estradaMinha boiada pra invernada eu vou levar, são dez cabeça é muito pouco é quase nada mas não tem outras mais bonitas no lugarVai boiadeiro que o dia já vemLevo o teu gado e vai pensando no teu bemDe tardezinha quando eu venho pela estradaA fiarada ta todinha a me esperarSão dez fiinho é muito pouco é quase nada mas não tem outros mais bonitos no lugar, vai boiadeiro que a tarde já vem, leva o teu gado e vai pensando no teu bem, e quando eu chego na cancela da moradaMinha Rosinha vem correndo me abraçar, é pequenina é miudinha é quase nada mas não tem outra mais bonita no lugarVai boiadeiro que a noite já vemGuarda o teu gado e vai pra junto do teu bem

2 comentários:

  1. vaqueiro é a história
    transcrita na atualidade
    é exemplo de coragem
    de trabalho e humildade
    enfrentando a dura lida
    sem temer dificuldade

    um valor incomparável
    tem nosso nobre vaqueiro
    ele é sim patrimônio
    desse nordeste braseiro
    conquistou a maior parte
    desse torrão brasileiro

    vaqueiro venceu a fome
    a dureza do sertão
    desbravou seguiu seu rumo
    fez a colonização
    devia ser conhecido
    por toda essa nação.

    a sua sabedoria
    é enorme com certeza
    conhece a medicina
    das coisas da natureza
    alem de ser cavaleiro
    de grandiosa destreza

    pra mim não é uma data
    mas é um ano inteiro
    que deve ser aplaudido
    o destemido vaqueiro
    que dessa nossa história
    é o herói pioneiro

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, e parabens a todos os vaqueiros no NE.
    Peço autorização para incluir essa foto dos vaqueiros derrubando um boi na introdução da minha apresentação PPT sobre arquitetura do Nordeste. Citando o blog.
    Muito obrigada,
    Lia M. Rossi
    www.art-deco-sertanejo.com

    ResponderExcluir